Se não é peixe nem é boi, o que é? E porque, não pode ser peixe. Segundo, não é boi porque não porque não tem pernas: tem nadadeiras. É chamado de peixe-boi porque vive na água, como os peixes, e passa o dia comendo vegetais, como os bois.
Existe uma espécie de peixe-boi que vive no mar. Quando adulto, o peixe-boi marinho chega a atingir mais de 4metros de comprimento e pode pesar até 700 quilos. O peixe-boi de rio é menor: cresce até quase 3 metros e chega a pesar 400quilos.
Esses animais vivem em média 50 anos. A gestação da fêmea dura 13 meses e o filhote já nasce com 1 metro e meio, aproximadamente. A mãe amamenta o filhote e cuida dele por cerca de 2 anos.
Muito dócil, o peixe-boi é presa fácil dos pescadores, que apreciam sua carne farta e saborosa. Por isso, ele vem sendo caçado impiedosamente. A poluição da água do mar e dos rios também concorre para a diminuição desses animais.
Atualmente, o peixe-boi é o mamífero aquático mais ameaçado de extinção. Para proteger a espécie que vive no mar, foi criado o Projeto Peixe-Boi, que funciona na ilha de Itamaracá, no estado de Pernambuco. Ali nasceram os primeiros filhotes da espécie em cativeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário